Aikido Piauí no seminário de Ono e Shikanai shihans

Nos dias 4 e 5 de julho de 2015 foi realizado em São Paulo(SESC Ipiranga) um evento chamado "Um diálogo de dois mestres" reunindo os shihans Keizen Ono(7º dan) e Ichitami Shikanai(7º dan), ambos aikikai. O evento foi organizado pela Associação Pesquisa de Aikido comandada por Ono sensei. O Aikido Piauí foi representado por mim no evento.

O seminário contou com mais de 180 praticantes de diversas partes do país e, apesar de organizado pelos grupos de Ono e Shikanai sensei, contou com a presença de pessoas da FEPAI e da FEBRAI, além de outras.

No sábado Ono sensei, com 90 anos de idade, começou demonstrando a importância da prática da respiração/kokyu-ho para o relaxamento e consequente aplicação adequada das técnicas. No domingo Shikanai sensei demonstrou seu conhecimento em relação ao uso do bastão e do boken, especialmente associado ao jodo.

Apesar do frio que fez no final de semana na capital paulista, foi um evento muito proveitoso aonde o intercâmbio de técnicas foi a tônica.

O Aikido Paiuí espera que  novos eventos do gênero se repitam, unindo a nossa tão querida arte ultrapassando os muros dos grupos.










Comentários