Perguntas frequentes


- Qual o valor da mensalidade?

Atualmente a academia Profit cobra a mensalidade de R$ 145 para participar das aulas às quintas, sábados e domingos nas duas unidades. Na quinta e domingo as aulas acontecem na unidade Extra, no sábado na unidade Ininga. Entre em contato com a academia pelo telefone (86) 3233-2296(Extra) ou (86) 3303-5900 para confirmar o valor.


- Posso fazer uma aula experimental gratuita?

Sim, mas é sempre bom entrar em contato com a academia para se certificar.

- Quando e aonde acontecem as aulas?

As aulas acontecem às quintas, sábados e domingos. Para saber o local e os horários, por favor clique na opção "Onde treinar" no menu no topo da página.

- Como é a graduação? Quanto tempo eu levo pra chegar na faixa preta?

A graduação é composta por 6 níveis antes da faixa preta:

- 6º kyu: faixa branca
- 5º kyu: faixa amarela(60 horas de treino na faixa branca)
- 4º kyu: faixa roxa(72 horas de treino na faixa amarela)
- 3º kyu: faixa verde(90 horas de treino na faixa roxa)
- 2º kyu: faixa azul(110 horas de treino na faixa verde)
- 1º kyu: faixa marrom(120 horas de treino na faixa azul)

Para fazer os exames é necessário cumprir um mínimo de horas de treino em cada graduação, sendo que cada aluno realiza apenas um exame por ano. 

Para a faixa preta são necessários pelo menos 2 anos na faixa marrom por exigência da FEPAI e da Fundação Aikikai. Portanto leva-se em torno de 8 anos para alcançar a graduação de shodan(1º dan). O exame de dan (faixa preta)deve ser necessariamente presidido por Makoto Nishida shihan(7º dan aikikai) e geralmente serão realizados em Niterói no mês de setembro. Os certificados são emitidos pelo Hombu Dojo de Tóquio e aceitos internacionalmente.

Após a primeira graduação é cobrada uma taxa de anuidade a ser paga à FEPAI e uma taxa pelo exame.

- Quais os equipamentos necessários para fazer as aulas?

Um quimono BRANCO de judo ou carate. Evite o de jiu-jitsu uma vez que normalmente ele carrega muitas propagandas. O azul/preto não é permitido. Como em Teresina o calor é forte não é recomendado o trançado, mas isso vai de cada um. Além disso usamos um bastão e uma espada de madeira.

- Quero matricular meu filho, como faço?

Primeiramente seu filho deve ser maior de 16 anos de idade. Caso a idade seja inferior a essa é obrigatória a presença dos pais durante todo o período da aula em todas as aulas. A idade mínima recomendável é de 14 anos. Crianças não poderão participar das aulas.

- Estou muito velho para praticar?

Não há idade limite para a prática do aikidô. Hoje, por exemplo, temos ainda em atividade Keizen Ono sensei com 92 anos. Naturalmente que tudo dependerá da sua disposição e disponibilidade. Mas sempre respeitamos o limite de cada um.

- O aikidô serve como defesa pessoal? Nos videos as coisas parecem coreografadas.

Sem dúvida nenhuma, inclusive é utilizado por diversas polícias ao redor do mundo. Assim como qualquer arte marcial, há sim uma certa coreografia para que os treinos e demonstrações sejam realizados em segurança, mas as técnicas utilizadas podem ser devastadoras se aplicadas com a forma e a energia necessárias.

Comentários